26 de agosto de 2011

11º Preceito - FAÇA TUDO CONFIANDO EM DEUS


“Faça tudo confiando em Deus”

O ser humano vive sendo vivificado por Deus
“Viver e “ser vivificado”. O homem é um ser vivificado por Deus. Isto é um fato que o ser humano precisa reconhecer claramente para levar a sua vida.

Pode parecer que o homem realiza tudo com as suas próprias forças. Mas refletindo um pouco se percebe que nosso corpo, por exemplo, sempre mantém as atividades para vivermos de modo natural, mesmo sem nossa intenção especial. À noite, durante o sono, a pessoa respira involuntária e automaticamente. Mesmo se conversarmos durante as refeições, o alimento vai para o estômago e a digestão é feita naturalmente, os nutrientes são distribuídos de forma eficaz pelo corpo e transformados em energia.

Ninguém realiza voluntariamente todos esses tipos de atividades, ou seja, o homem não vive somente pela sua própria vontade. Na verdade, ele é vivificado por Deus.

Á medida que a civilização evolui, como na área da tecnologia, o homem cada vez mais tende a pensar que consegue realizar qualquer coisa por conta própria. Todavia, não se consegue prever o que vai acontecer no mundo. Mesmo concluindo uma pesquisa que utiliza o computador, ninguém pode garantir que não aconteça de um potente vírus danificar todo o trabalho num instante ou pode-se perder todos os dados por alguma outra causa.

Ninguém sabe se pode realizar ou não, de acordo com a sua vontade, tudo na vida, a começar do fato de viver propriamente dito até nas pequenas coisas do dia-a-dia. Ninguém consegue prever o resultado.
Então, o que devemos fazer? O Segundo Fundador dizia freqüentemente: “Além da Ciência, deve-se orar”. Em relação a tudo com o que você se relaciona, diante de quaisquer fatos e acontecimentos, deve-se ter a postura de orar, além de dar valor à ciência. O melhor seria, além de utilizar toda a inteligência e esforçar-se ao máximo, orar a Deus e basear-se em Deus.

Talvez seja difícil compreender a frase “basear-se em Deus”. Falando de modo simples, seria ter o sentimento de: “Deus, por favor me ajude, pois prometo me esforçar ao máximo” e manter sempre este sentimento.

 Fazer as coisas sempre pedindo a Deus
Geralmente a pessoa reza a Deus, como se estivesse pendurada a seus pés suplicando ajuda, quando sente que não consegue solucionar um problema com as suas próprias forças. Então, pede que Deus solucione de alguma maneira. “Fazer as coisas sempre pedindo a Deus” é diferente de só se lembrar de Deus quando se está derrotado. No primeiro caso existe como pré-requisito a disposição para executar e esforçar-se por si próprio “eu vou me empenhar ao máximo, por isso...”

Podem existir pessoas que não gostam de pedir ou solicitar algo a uma entidade superior ou que sentem certa resistência para dizer “Graças a Deus!”. .
Certamente é bom ser autoconfiante. Se a pessoa não tiver autoconfiança e entusiasmo “Bem, eu faço isso”- o seu dia-a-dia não terá alegria. Quando as coisas andam bem se deve aproveitar essa onda e fazer tudo aquilo que se percebe.

Mas mesmo fazendo com a suposição de que será bem sucedido, pode-se encontrar dificuldade e podem acontecer coisas imprevistas. Esta é a realidade. Nessa hora, a pessoa que tem sempre o sentimento de orar: “Por favor, me ajude”, consegue fazer uma reflexão de seus atos ou ser agraciada com a percepção da segunda melhor alternativa.
Ao iniciar qualquer coisa com o sentimento “Deus, por favor me ajude”, a pessoa se afasta do egoísmo (vício espiritual) e isto ajuda a ficar livre do excesso de tensão. Nas atividades que exigem certa habilidade, como nas esportivas, é fácil entender que o excesso de tensão não gera bons resultados.

O prazer de fazer tudo baseando-se em Deus é poder viver feliz sem preocupações, com o sentimento leve. Expressem intensamente aquilo que vocês idealizam e não se esqueçam, ao mesmo tempo, do sentimento de solicitar a força maior além de você.

Fonte: Revista PL No.159

Nenhum comentário:

Postar um comentário