26 de agosto de 2011

12º Preceito - HÁ UMA FUNÇÃO CONFORME O NOME



“Há uma função conforme o nome”.

Tudo existe para beneficiar as pessoas
Ao interpretamos ao pé da letra a frase “há uma função conforme o nome”, podemos compreender  que tudo o que existe no mundo tem um nome e de acordo com o seu nome possui uma função. Mas o Segundo Fundador disse certa vez: “É melhor interpretar este Preceito da seguinte forma: o nome nada mais é do que o caminho”.

O caminho que aqui nos referimos é a essência (característica fundamental), a missão de cada coisa.
Isto significa que quando as coisas, inclusive o ser humano, recebem um nome surgem simultaneamente a essência e a missão inerentes a elas. Em outras palavras, o nome é algo de extrema importância.

Como os senhores já sabem, no caso do copo o seu uso padrão é colocar líquidos como água ou suco para saciar a sede, o da toalha é enxugar o rosto e o corpo. Já no caso do telefone celular, o seu uso padrão é facilitar  a comunicação entre as pessoas e a de informações úteis. Pode ser que haja outras formas especiais de uso, porém quando a pessoa utiliza ao máximo as coisas de acordo com sua característica original, essas coisas ganham mais vida.

Dissemos “utiliza ao máximo as coisas...”, mas somente quando o ser humano as reconhece e as utiliza, elas ganham vida própria e passam a viver. Em outras palavras, elas passam a brilhar. Ou seja, tudo que há neste mundo existe para beneficiar e dar mais valor à vida do homem.

O caminho é infinito para cada situação do ser humano
Concluímos que “as coisas passam a viver somente quando o ser humano as reconhece e as utiliza”. Significa que todas as coisas deste mundo existem somente quando o ser humano as reconhece. O homem é quem reconhece, pega na mão e manuseia as coisas. Se o homem não reconhecer será como se aquilo não existisse.

Quando falamos “todas as coisas”, naturalmente, incluímos coisas abstratas ou situações, e elas também possuem um caminho conforme o nome.
Para quem está na posição de superior surge a missão de amar o subalterno, desejar seu crescimento e ajudá-lo. Se o superior toma uma atitude autoritária, impõe os seus pensamentos e não tem vontade de retribuir ao esforço do subalterno, achando que o subalterno tem a obrigação de obedecê-lo, ele não conseguirá cumprir a sua missão e haverá desarmonia em vários aspectos.

Mesmo no mundo atual, onde é difícil descobrir o objetivo da vida, se o jovem não agir e se movimentar com vivacidade, toda a sua energia perderá o sentido. No caso do estudante, apesar de estar na idade de encontrar dificuldade para definir a sua meta de vida, se não tiver ânimo para pelo menos querer aprender algo ou querer acumular experiências da sociedade, estará desperdiçando seu tempo e sua personalidade não ganhará vida. Gostaria de ressaltar que, para a nossa felicidade, todas as coisas possuem infinitos caminhos conforme o seu nome.

Para o ser humano existem infinitos caminhos conforme o seu nome ser humano, e eles podem ser explorados de forma ilimitada. O músico, o varejista, o tecnólogo possuem os seus respectivos e infinitos caminhos e à medida que avançam neles vão descobrindo novas alegrias e encontrando maravilhosas evoluções.
Esta é a maior alegria que o homem pode experimentar.

Fonte: Revista PL No.160

Nenhum comentário:

Postar um comentário