26 de agosto de 2011

14º Preceito - TUDO É E EXISTE PARA A PAZ MUNDIAL



“Tudo é e existe para a Paz Mundial”.

Em setembro de 2001 aconteceram os atentados terroristas que ultrapassaram os limites da nossa imaginação, entre eles o que ocorreu em Nova Iorque. Desde então, com a justificativa de eliminar grupos que cometem atos de destruição, iniciou-se um longo período de combates em grande escala. Mesmo neste novo século, não há indícios do cessar fogo.

Acredito que, algum dia, os seres humanos vão por fim ao ato horroroso de guerrear, odiando e matando uns aos outros, apesar de todos serem filhos de Deus e terem nascido neste mundo possuindo cada um a sua peculiaridade. Mas se indagarmos se a verdadeira paz vai se iniciar quando terminarem as guerras, isto é muito duvidoso.

A PL considera como paz verdadeira um mundo, obviamente sem guerras, mas, além disso, um mundo onde todos os seres humanos possam realizar livremente a sua auto-expressão e saborear esta alegria com liberdade. O 14º Preceito, que esclarece “Tudo é e existe para a Paz Mundial”, não é apenas uma frase que representa a síntese do desejo de toda a humanidade, e sim uma “verdade”. É importante que interpretemos dessa forma.

Ou seja, mesmo dizendo que a vida é “arte” e que a vida do homem existe para a auto-expressão, se a “arte” não estiver direcionada para a paz mundial, se a auto-expressão também não estiver direcionada para a paz mundial elas não terão muito sentido. Significa que se não forem em prol da paz mundial, em prol da felicidade de toda a humanidade elas não serão reconhecidas por Deus.

Em outras palavras, qualquer que seja o ato ou o pensamento do ser humano está dentro de uma grande “moldura” chamada em prol da paz mundial, que é um pré-requisito que o ser humano recebeu. Analisando por outro lado, significa que existe uma liberdade infinita dentro desta “moldura” e, ao mesmo tempo, é possível realizar nossa expressão de forma imensamente prazerosa quando nos conscientizamos verdadeiramente de que tudo é “em prol da paz mundial”.

Este fato inclui, obviamente, o ser humano individualmente, mas uma nação, um povo, uma sociedade local não fogem á regra. Qualquer ato ou medida política que estiver muito distante do caminho “em prol da felicidade da humanidade” pode gerar distúrbios, até uma grande desgraça.

Todos os conflitos, em quase todos os casos, pode-se dizer que são causados pela cobiça material. No mundo todo existe uma espécie de equívoco, o de que quanto mais se ganha dinheiro e objetos maior é a felicidade. Na verdade, o importante é como se utilizam os objetos, que são matérias primas para a expressão.

Vamos pensar mais uma vez sobre o que significa a “paz” que se fala na PL. Explicando com mais detalhes, é o mundo em que as pessoas reconhecem Deus (conscientizam-se de que Deus faz o ser humano viver), tem o reconhecimento correto do que são os objetos e vivem respeitando reciprocamente a expressão de cada um.
Mas, na realidade, quando se fala em paz mundial e bem estar de toda a humanidade, parece algo vago ou distante da vida cotidiana.

Antes de mais nada, você tem que ser feliz
É necessário pensar de uma forma mais simples como cada um deve procurar fazer no cotidiano, para poder concretizar a paz mundial e o bem estar de toda a humanidade. Gostaríamos de reafirmar que o desejo de viver pacificamente e de viver feliz com todos é o instinto natural e o verdadeiro sentimento do ser humano.

Então, o que devemos fazer para nos aproximar deste verdadeiro sentimento? Para isto, é importante que, em primeiro lugar, você mesmo seja feliz. Basicamente, você deve viver ou procurar viver o dia-a-dia com alegria. Algumas dicas para se viver com alegria são: ter sonho e esperança. Viver ao máximo o momento sem se apegar ao passado. Compreender os outros. Utilizar a criatividade mudando o ângulo de visão quando há algo desagradável.

Se cada um viver assim, pelo menos o seu ar de tranqüilidade vai se espalhar na sociedade. Ao mesmo tempo, procure fazer seu lar se tornar mais alegre. Quando cada componente da família reconhece a qualidade dos outros membros da família e vive em harmonia surge a paz no lar.

Todos sabem que a família é a base da sociedade. Podemos dizer que se cada um viver feliz e se adicionarmos a paz na família isto terá relação com a paz na sociedade e ainda mais com a paz no mundo.
Saborear, apreciar e respeitar a expressão dos outros e ao mesmo tempo ter a sua expressão saboreada e apreciada pelos outros, isto é a base da paz. Gostaríamos de um dia ver concretizado o mundo pacífico onde haja harmonia e onde haja troca de belos sentimentos entre as pessoas.

Fonte: Revista PL No. 162

Nenhum comentário:

Postar um comentário