26 de agosto de 2011

17° Preceito - CAPTE O PONTO CENTRAL


“Capte o ponto central”

Conscientize-se do significado e do objetivo da vida
Com que objetivo você está freqüentando a escola no momento?
Com que objetivo você está trabalhando no emprego atual?
A estas perguntas, como você responderia? Imagino que poucas pessoas dariam uma resposta convicta e clara.

Na sociedade em que vivemos surgem os mais variados acontecimentos. Há acontecimentos que nos deixam felizes, alegres e, ao mesmo tempo, há fatos jamais esperados e fatos inconvenientes. A sucessão desses acontecimentos constitui o nosso dia-a-dia. Quando a pessoa possui uma postura e um objetivo de vida bem definidos consegue resolver de forma relativamente fácil qualquer problema que surja, por ter como referência esse objetivo.

Falando direta e claramente, este 17º Preceito, que esclarece “Capte o ponto central”, nos orienta para vivermos captando (compreendendo bem) o ponto central da vida.
O ponto central da vida é o significado e o objetivo da vida. O homem é feliz quando possui objetivo e significado de vida bem definidos e vive de acordo com esse objetivo. Ao contrário, quando a pessoa vive indiferente e sem objetivo definido serão raros os momentos de forte alegria e ela vai acabar levando uma vida melancólica.

A princípio, tudo o que existe neste mundo, a começar pela família, a sociedade, o povo, a nação e outras formas de agrupamentos, todos os objetivos e fatos, todos eles possuem cada qual o seu ponto central.
No caso dos  objetos, qualquer corpo material possui um ponto central, o seu centro de gravidade. Com isso conserva a harmonia de sua existência. Da mesma forma, o ponto central é a própria vida de cada existência, e o ser humano foi criado para captar e compreender esse ponto central e para se dirigir a esse ponto central. 

Esse fato parece muito difícil de compreender, mas é de extrema importância.
Na sociedade, quando se reúnem algumas pessoas, inevitavelmente surge uma que se torna líder do grupo (ponto central).

No lar o chefe de família é o ponto central. Na empresa o presidente da firma é o ponto central. Quando se diz chefe de família não é obrigatório que seja o homem ou o esposo. É interessante, por exemplo, definir a esposa como ponto central (líder) em determinado período. No caso do presidente da firma pode-se definir o seu mandato por três anos e, após este período, reavaliar sem falta o cargo.

Drirja o seu sentimento à pessoa que é o ponto central
Ser líder (o ponto central) não significa ser superior. Surge uma harmonia construtiva quando o ponto central funciona como ponto central.

No caso da empresa, quando o líder (ponto central) auxilia os outros a compreender o ponto central da firma e esforça-se para facilitar a ação dos outros e os funcionários esforçam-se para compreender a intenção do presidente, todos trabalhando com afinco e amizade, toda a empresa harmoniza-se e isto proporciona a felicidade de toda a empresa. O mesmo pode-se dizer em relação à empresa.

No caso de cada um de nós, conscientizar-se ou não do objetivo da vida está profundamente ligado com o grau de felicidade e com o grau de tranqüilidade do espírito.
Explicando melhor, isto é uma postura em relação à vida.
No dia-a-dia é o reconhecimento do: “Para que estou fazendo isto agora?”. Em outras palavras, é conhecer o significado e a importância daquilo que se faz e conscientizar-se do seu objetivo.

Nos grandes centros urbanos muitas pessoas lotam ônibus, trens e metrôs para irem ao trabalho todos os dias. Se a pessoa pensa: “Hoje também tenho que ir à firma para fazer aquele mesmo trabalho”, não há nada mais infeliz do que isto.

Pode ser que haja pessoas que pensem: “O objetivo da vida? Isto é muito rígido e formal”, ou “Por enquanto não quero ter nenhum em especial”. Outras vezes o objetivo ou a meta pode mudar.
Portanto, falando de forma simples, basta fazer as coisas na direção que julga ser melhor e de maneira alegre.

Baseado em sua consciência, decidir com firmeza se vai fazer assim ou assado, ou se essa direção é a melhor, é a chave para você levar uma vida plena, uma vida repleta de alegrias e realizações.

Fonte: Revista PL No. 165

Nenhum comentário:

Postar um comentário