25 de agosto de 2011

5º Preceito - AO SE DEIXAR LEVAR PELA EMOÇÃO, PERDE-SE O EU



“Ao se deixar levar pela emoção, perde-se o Eu”

A mente não funciona direito

O ser humano é um animal de emoção.
“Emoção”, como está escrito nos dicionários, é o sentimento que surge ao sentir-se alegria, ira, tristeza, ao ter a sensação de agrado ou desagrado, causados por algum fator.
Qualquer ser humano possui esses sentimentos, possui um mecanismo que o faz se emocionar e sentir quando uma coisa lhe traz prazer ou desprazer. Ao observar um campo todo florido de margaridas, tem-se um sentimento terno, uma sensação agradável ao perceber essa delicada beleza; ao olhar para as montanhas dos Alpes do Japão, a grandiosidade toca o coração das pessoas, fazendo com que sintam alegria por estar vivendo ou pela magnificência da natureza. Em contrapartida, diante da morte de um ente querido, a pessoa sente-se envolvida por uma tristeza que é impossível descrever em palavras.
Assim, é maravilhoso a pessoa ter emoções abundantes, ter sensibilidade, no entanto, “deixar-se levar pelas emoções”, causa um grande prejuízo para ela.
“Ser levado pelas emoções” significa entregar-se, apegar-se, prender-se, deixar-se explodir nas emoções... Falando de modo mais detalhado, é ultrapassar a alegria; é zangar-se em demasia; é prender-se à tristeza.
Ressaltamos anteriormente que “a vida do homem é auto-expressão”, mas é importante a pessoa saber utilizar as emoções, que foram concedidas por Deus a todos os seres humanos, de maneira que sua auto-expressão se torne grandiosa.
Falando de modo mais claro: quando o indivíduo se deixa levar pelas emoções, não é possível se auto-expressar com grandeza.
Ao se deixar levar pelas emoções, a pessoa perde o que Deus lhe concedeu de positivo. O “Eu” que possui um brilho peculiar, acaba sendo prejudicado. Acaba não conseguindo fazer o cérebro funcionar corretamente.
Por exemplo, a atitude tomada por uma pessoa zangada, certamente vai piorar a situação. Às vezes, provoca um resultado de que depois a pessoa se arrepende. Diante de uma dificuldade, quando a pessoa sofre sem conseguir superar a angústia, o cérebro deixa de funcionar com serenidade e, conforme o caso, pode até atrair uma terrível reação negativa. Além do mais, pode influenciar na saúde física.
E isto é algo que muitos já experimentaram em suas vidas.

Sem se apegar, sem se afastar

Na verdade, a pessoa deixa-se levar pelas emoções por falta de conscientização em relação aos fatos. Esta conscientização consiste em saber que tudo é obra divina, tudo é sentimento de Deus (consideração de Deus) para vivificar o homem.
Ao compreender que tudo é sentimento de Deus para fazer vivificar o ser humano, intimamente a pessoa consegue aceitar qualquer fato que surja, sem sentir insatisfação ou ficar zangada. E, ao fazer uma retrospectiva de seu passado com serenidade, certamente será possível compreender o significado disso.
Como não existe um ser humano sem emoção, o importante é fazer arte com as emoções. Isto quer dizer que, quando a pessoa demonstra sua emoção em dose adequada, causa até uma boa impressão.
O contrário acontece com quem está apegado às emoções. Por exemplo, a postura de quem fica eufórico por estar se sentindo feliz ou a postura de se afogar em amargura por um acontecimento triste, não atrai a simpatia de ninguém.
A pintura, a música e todas as artes são frutos da emoção. São emoções traduzidas em cores, formas, melodias. Do mesmo modo, a atitude que expressa adequadamente a emoção, sem se apegar e sem se afastar, é uma atitude bela e é essa atitude que faz desenvolver uma vida aprazível.
Em outras palavras, não deve “deixar-se levar pelas emoções (de modo exageradamente intenso ou contínuo)”. A emoção externada com sutileza é bela e agradável, e proporciona alegria ao coração das pessoas.
As leis da grande natureza (Deus) são fundamentadas, obviamente, nos conceitos de que quanto mais atitudes positivas a pessoa tiver sua felicidade será maior, e de que atitudes prejudiciais aumentam a possibilidade de torná-la infeliz. É uma Verdade o fato de Deus aprovar atos benéficos do ponto de vista moral e, ao contrário, conceder resultados severos a atos prejudiciais. Ao mesmo tempo, é outra Verdade inequívoca que “Deus repreende firmemente, quando a pessoa se apega às emoções como a zanga, a pressa, o receio, a tristeza”.
A vida é uma arte, e a arte é expressar o EU. Essa auto-expressão deve ser feita no sentido de contribuir para a paz mundial, mas é preciso deixar registrado que, mesmo aquela expressão em que a pessoa pensa estar bem, “ao se deixar levar pelas emoções” não será aprovada.

Fonte: Revista PL No.153
Fonte: http://www.perfectliberty.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário