25 de agosto de 2011

8º Preceito - VIVA RADIANTE COMO O SOL




“Viva radiante como o sol”

Seja sincero consigo mesmo

O oitavo Preceito, que diz claramente e com firmeza: “Viva radiante como o sol”, possui um conteúdo profundo, apesar da simplicidade de suas palavras. Nós temos uma forte adoração pelo sol. No primeiro dia do ano, há pessoas que escalam montanhas para dirigir uma oração ao pôr do sol e sentem uma emoção especial. No verão, vão à praia e tomam muito banho de sol. Na primavera, dirigem-se aos grandes parques, procurando os raios solares que descem do céu. No inverno, sentem saudades dos lugares onde bate sol e, quando encontram a sua luz, acalmam-se.
O sol ilumina igualmente todas as pessoas e todos os locais, sem distinção e sem discriminação. Este Preceito significa que se deve viver sempre com o sentimento claro e radiante, como o sol que brilha. Assim como o sol que ilumina todos os cantos da Terra, o homem também deve viver em qualquer circunstância com honestidade, sinceridade e imparcialidade. Isto é, vamos procurar levar o dia-a-dia desejando viver dessa maneira.
Em outras palavras, deve-se viver honestamente com sentimento verdadeiro, sendo sincero consigo mesmo e com o coração leve e sem falsidade.
A razão de se viver com honestidade, com sinceridade e com imparcialidade é manifestar a sua preciosa personalidade (seu sabor peculiar), que é única e sem igual no mundo, concedida a cada pessoa por Deus, ou seja, realizar uma auto-expressão alegre e plena. Qualquer pessoa pode facilmente imaginar como é confortável e leve viver com o sentimento límpido, livre e sem reservas.
O oposto disso é misturar o que é público com o que é particular, é enganar os outros. Por descuido, muitas vezes a pessoa age de forma falsa consigo mesma, consciente ou inconscientemente.
São exemplos freqüentes em nossa vida cotidiana: utilizar objetos dos outros sem a autorização deles, ler arbitrariamente os diários, cartas pessoais ou documentos que estão sobre a mesa mas não nos pertencem; abrir as bolsas dos outros e olhar dentro delas, mesmo sem segundas intenções. Nos casos de empresas ou organizações, nem é preciso dizer que está errado utilizar o dinheiro da firma para fins particulares. São ainda exemplos claros de como se mistura o bem público com o particular: utilizar o telefone da empresa para ligações particulares interurbanas; utilizar o computador da firma para troca de e-mail particular.
Talvez a pessoa esteja fazendo essas coisas sem perceber, mas, se praticar atos desonestos ou cometer falhas sem o menor constrangimento, estará enganando a si mesma e, aos poucos, vai se tornar uma pessoa incapaz de realizar uma expressão verdadeira, a expressão da sua personalidade, e não vai receber a intuição divina.
Aprofundando-se mais um pouco, a palavra “radiante” deste Preceito não significa simplesmente imparcialidade. Mas inclui também o seguinte significado: viver com um sentimento de grande misericórdia como o sol e no estado espiritual de aceitar tanto o puro como o impuro, isto é, viver com um sentimento grandioso, para acolher todas as coisas, sejam elas boas ou más.

O que é viver radiante, sem falsidade

Se a pessoa conseguir viver mantendo o estado espiritual de aceitar tanto o puro como o impuro, adquirir a capacidade de ser muito tolerante, ficará desapegada do “ego” (aquele sentimento pequeno de viver apegada a si mesmo). Aí está a alegria que só o ser humano é capaz de sentir. Podemos dizer que o sentimento de aceitar tudo e o estado espiritual de perdoar realmente nos deixam alegres.
Para explicar de maneira mais simples, “Viva radiante como o sol” significa: interpretar positivamente todas as coisas e acontecimentos, e tratá-los com alegria e prazer; eliminar os pensamentos negativos e viver o dia-a-dia de forma brilhante, agradável e sem falsidade. Este é o caminho que Deus deseja e é o caminho para ser agraciado.
Outro aspecto da questão é que obviamente todos os homens, seres vivos e a Terra não poderão existir sem o sol. Isto é, sem a existência do sol é impossível você existir, você que tem a vida e o espírito e vive aqui dessa maneira. Em outras palavras, sinto que a relação entre o sol e o ser humano é muito delicada e profunda.
O Segundo Fundador falou sobre o seu sentimento quando concebeu os Preceitos da PL: “Se não for esclarecido realmente o que é o sol, por meio de um estudo profundo, o ser humano não compreenderá o que é o universo. O que é a sua própria vida. Chegará um dia em que o ser humano desvendará o que é o sol. Para isso me foi revelado que deveria mencionar o sol dentro dos Preceitos”. Esta é a razão de destacar a palavra sol usando a frase “Viva radiante como o sol”.


Fonte: Revista PL No.156
Fonte: http://www.perfectliberty.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário